ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Simões de Assis SP | Horizonte Móvel, de Gabriel de la Mora

07/03/2023 - Por ArtRio

Simões de Assis apresenta duas novas exposições: “Cumeeira”, de Mano Penalva, que conta com texto crítico de Marcelo Campos; e “Horizonte Móvel”, de Gabriel de la Mora, que é acompanhada por texto crítico de Marcello Dantas. Essas serão as primeiras mostras individuais destes artistas no espaço de São Paulo da galeria.

Em “Horizonte Móvel”, realizada em parceria com a galeria mexicana Proyectos Monclova, de la Mora apresenta um conjunto que se une a partir dos processos de fragmentação que marcam o dia a dia de sua produção no ateliê. Com uma prolífica carreira de quase 30 anos, o artista vem desenvolvendo procedimentos obsessivos de coleta e fragmentação de materiais, criando superfícies abstratas e geométricas que demonstram o rigor técnico de seu trabalho. Nesta mostra, ele articula diferentes materiais extraídos de um contexto cotidiano e imediato, que comumente poderiam ser considerados descartáveis: cascas de ovos, asas de borboletas, penas de pássaro e fragmentos de adornos natalinos. Explorando um formato único, mas brincando com as variadas materialidades e composições que investiga, seus resultados confundem o espectador. À primeira vista, as obras parecem pinturas ou desenhos. Com um olhar mais atento, percebe-se que o material não é o que aparenta. O público, assim, terá uma chance única de descobrir superfícies novas e extraordinárias, que se revelam em múltiplas camadas e rompem as fronteiras entre a pintura, a escultura e o objeto.

Ambas as mostras ficam em cartaz até dia 29 de abril, na sede de São Paulo, e são uma oportunidade de mergulhar nessas duas poéticas diversas que dialogam pela maneira de se apropriar de materiais inusuais e alheios aos tradicionais suportes da arte.

Horizonte Móvel, de Gabriel de la Mora
11 de março a 29 de abril de 2023
Abertura: 11 de março das 11h às 15h
Simões de Assis
Rua Sarandi 113 A, Jardins, São Paulo
De segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 10h-15h


2,642, 2022 (detalhe)

Galeria relacionada

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.