ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Simões de Assis SP | Cumeeira, de Mano Penalva

07/03/2023 - Por ArtRio

Simões de Assis apresenta duas novas exposições em sua programação da sede de São Paulo: as individuais do brasileiro Mano Penalva e do mexicano Gabriel de la Mora.

Em “Cumeeira”, Penalva reúne trabalhos recentes que investigam elementos da casa, tanto da arquitetura quanto de seus ornamentos mais transitórios. O desuso de certas manufaturas tradicionais e a industrialização levaram à escassez de materialidades consideradas populares, artesanais, como as palhinhas dos assentos de cadeiras e bancos, os braços curvos de cadeiras de balanço, as cortinas de bolinhas de madeira, entre outros materiais que podem ser encontrados em estado precário ou que já se tornaram raridades. O termo “cumeeira” define o interesse de Penalva pela casa em seu estado transitório entre espaço privado e público, já que designa a parte mais alta dos telhados, mas também remonta às as “festas de cumeeira”: rituais de inauguração das casas que até hoje são realizados. Para além dos interesses pelos gestos populares, pelas manufaturas em desuso e pelos ornamentos da casa, vemos nessa mostra um uso elaborado, quase literário, de metáforas visuais. A poética de Penalva articula afetos e memórias ao nos trazer lembranças ora da casa de uma avó, ora de referências da história da arte brasileira, apresentando um conjunto de trabalhos que nos convidam a dançar pela casa.

Ambas as mostras ficam em cartaz até dia 29 de abril, na sede de São Paulo, e são uma oportunidade de mergulhar nessas duas poéticas diversas que dialogam pela maneira de se apropriar de materiais inusuais e alheios aos tradicionais suportes da arte.

Cumeeira, de Mano Penalva
11 de março a 29 de abril de 2023
Abertura: 11 de março das 11h às 15h
Simões de Assis
Rua Sarandi 113 A, Jardins, São Paulo
De segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 10h-15h


Arlequim, 2022

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.