ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Galeria Athena | Débora Bolzsoni: Geometria Sonambular

28/02/2023 - Por ArtRio

Galeria Athena apresenta no dia 4 de março, a partir das 16h, a exposição individual Geometria Sonambular de Débora Bolzsoni, com curadoria de Fernanda Lopes.

Bolzsoni ocupa a Sala Cubo da Galeria Athena com 5 trabalhos inéditos. Entre eles, um site-specific – obra pensada para ocupar um espaço específico – que discute a relação de seu trabalho com a arquitetura da galeria, em um jogo de investigação entre elementos tridimensionais e espaços arquitetônicos por eles ocupados. Essa é uma questão recorrente no pensamento da artista, que é também conhecida por apropriar-se das possibilidades oferecidas pelo seu entorno para formular objetos estranhamente singulares.

Ao entrar no espaço da Sala Cubo os espectadores se deparam com um grande deslocamento. A estrutura de iluminação da galeria que originalmente encontrava-se no teto, a 6,5m de altura, agora está repousada sobre o chão. A iluminação da sala está literalmente aos pés do visitante, que caminha entre ela. Apesar de ser pensada como uma parte integrante desse espaço, a obra Luz Que Desce ganhou autonomia ao longo do processo de montagem, sendo uma instalação com possibilidades de reformulação em outros espaços expositivos.

Os demais trabalhos da exposição se articulam em uma espécie de circuito, possibilitando ao espectador adentrar na dinâmica do pensamento da artista, bem como na elaboração e nas diversas fases do projeto expositivo. Caminhando pela sala, duas maquetes de dimensões proporcionais ao espaço real são vistas com elementos que estão presentes, de outras maneiras, no próprio espaço do Cubo. Fios, estruturas metálicas, e a obra Sonabular se fazem duplicados como outras possibilidades de projeto a se realizar no espaço e vice-versa.

Débora Bolzsoni: Geometria Sonambular
4 de março a 20 de abril de 2023
Abertura: Sábado, 04 de março, 16h–19h
Galeria Athena
Rua Estácio Coimbra 50 Rio de Janeiro
Horário: Terça–Sexta: 11h–19h | Sábado: 12h–17h

Galeria relacionada

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.