ArtRio | 13 a 17 de setembro de 2023 ArtRio | 13 a 17 de setembro de 2023

Anita Schwartz Galeria de Arte | “Outro Lugar”, de Pedro Andrade

01/12/2022 - Por ArtRio

Anita Schwartz Galeria de Arte inaugura ao público no dia 7 de dezembro de 2022 a exposição “Outro Lugar”, com 26 fotografias recentes e inéditas do jornalista e
apresentador Pedro Andrade, que pela primeira vez exibe seu trabalho autoral em fotografia, a que se dedica há 20 anos. O interesse do fotógrafo reside principalmente em registrar culturas diferentes das que estão em seu cotidiano.

A decisão de mostrar agora suas fotografias se deve ao vasto material já reunido, com muita experiência adquirida, e o desejo de compartilhar com o público seu olhar pelas variadas culturas que registrou. “O resultado do trabalho é a interação entre meu olhar e a realidade. Minha visão daquele mundo”, comenta. “Sempre fui muito apaixonado por gente, por buscar o lado humano nas notícias. Gosto de ser um contador de histórias. Quero agora mostrar um lado mais pessoal, diferente do trabalho jornalístico”, diz.

Seu interesse pelo desconhecido, por buscar realidades fora de sua zona de conforto, pessoas de diferentes etnias, religiões, culturas, o levou a viajar para locais distantes, às vezes isolados e bastante inacessíveis. Com sua Fuji XE4 na mão, em grande parte com uma lente de 35mm, sua favorita, Pedro Andrade percorreu lugarejos no continente americano e na África, fazendo fotografias sempre em p&b, impressas sobre papel Hahnemuhle Photo Rag Satin, em edições limitadas.

Na exposição, estarão fotografias feitas em comunidades que ainda mantêm suas tradições, apesar das pressões da globalização. Entre elas, o povo Waorani, na Amazônia equatoriana, ainda protegida do contato externo; cristãos fieis em Lalibela, em Amhara, no norte da Etiópia; as Escaramuzas, guerreiras amazonas na costa ocidental do México; e os tradicionais mezcaleros na cidade mexicana de Oaxaca.

Esses trabalhos pertencem a duas séries: “Far From Home”(2022), com tamanhos variados entre 67 x 100 cm e 38 x 58 cm, e “Beginning of the End” (2020), com obras de 24 x 36 cm.

CRISTALIZAR O MOMENTO
Pedro Andrade se considera um “fotógrafo de rua”, e não busca fotos posadas ou ensaiadas. Gosta de “capturar o registro, cristalizar o momento”. Tem um grande interesse pela cultura latino-americana, multifacetada, e por grupos, tradições, cosmogonias em risco de desaparecimento, “tragadas cada vez mais por um mundo
globalizado, onde se usa as mesmas roupas, se come as mesmas comidas. Tenho medo de que esta memória se perca com rapidez“. Ele procura “proteger essa
memória, eternizar o que estou vendo”.

Os registros fotográficos são abordados com cuidado, “sempre com muito respeito”. “Sou muito agradecido pela disponibilidade dessas pessoas em me permitirem fotografá-las”, assinala. Para Pedro Andrade, uma ponte entre as tradições e o futuro
são as crianças, presentes em algumas fotografias. “Elas têm um papel muito importante para o futuro da humanidade. É o futuro em que eu quero acreditar, quero ver, que não seja homogêneo. Desejo que se preserve a autenticidade desses lugares”.

Pedro Andrade – “Outro Lugar”
7 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023
Abertura dia 6 de dezembro das 19h às 21h
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro

Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446
Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h
Entrada gratuita
www.anitaschwartz.com.br

 

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.