ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Silvia Cintra + Box 4 | Miguel Rio Branco – O mágico, a princesa e suas peripécias

30/11/2022 - Por ArtRio

Silvia Cintra + Box 4 apresenta a mostra “O mágico, a princesa e suas peripécias” com trabalhos inéditos de Miguel Rio Branco. <Serão 14 trabalhos, todos caixas de luz ou backlights, com imagens feitas pelo artista em diferentes momentos e que depois são montadas criando conexões, como um quebra-cabeças de luz e cor. Essa aliás é a base de toda a construção da obra de Rio Branco.

“As paredes da galeria foram pintadas de cinza para justamente recortar a luz. Tem sempre uma relação com a luz nos meus trabalhos, mas nessa exposição a relação é direta”, ressalta o artista, que incluiu também no meio do espaço uma mesa de luz, com cromos de diversas imagens, como a que usa pra montar seus trabalhos no ateliê.

Para Miguel, essa exposição é uma homenagem a fotografia analógica. “Tudo aqui é sobre a precisão, sobre o que não é possivel corrigir. O negativo tem possibilidades, mas o cromo não. O processo é todo manual, artesanal.”

A mostra na galeria acontece concomitante com a exposição “Palavras cruzadas”, individual que o artista apresenta no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro.

Miguel é hoje é um dos artistas nacionais com maior projeção no exterior, com um currículo repleto de exposições em espaços de grande prestígio, como The New MoMA, Museum of Modern Art, Nova York, EUA (2019); 33ª edição Bienal de São Paulo – Afinidades afetivas, SP; Maison Européene de la Photographie, Paris, França (2018); Troposphere, Beijing Minsheng Art Museum, Pequim, China (2017). O artista possui, desde 2010, um pavilhão no centro de arte contemporânea de Inhotim (MG). Espaço que considera a mais instigante proposta de comunhão entre arte e natureza.

Miguel Rio Branco – O mágico, a princesa e suas peripécias
17 de novembro a 17 de dezembro de 2022
Silvia Cintra + Box 4
Rua das Acácias, 104 – Gávea – Rio de Janeiro
Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábado de 12h às 16h

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.