ArtSampa | 1º a 5 de março de 2023 ArtSampa | 1º a 5 de março de 2023

Nara Roesler Rio | ‘Depois que entra ninguém sai’, de Thiago Barbalho

10/11/2022 - Por ArtRio

Nara Roesler tem o prazer de apresentar a partir de 10 de novembro de 2022, a exposição “Depois que entra ninguém sai”, com obras recentes do artista Thiago Barbalho, que faz sua primeira individual no Rio de Janeiro. Com curadoria de Raphael Fonseca, a mostra reúne desenhos sobre papel em grande formato e sobre tela, e ainda a escultura “Gônadas” (2022), com cerca de 2 metros de altura, feita em isopor estrutural, fibra de vidro, impressão 3D, resina cristal, pigmento e pintura automotiva. Na abertura da exposição, o artista fará uma visita guiada às 19h.

Thiago Barbalho tem despontado no cenário nacional e internacional – fez uma individual em 2018, no Kupfer Project Space, em Londres – com seus desenhos em grandes folhas de papel completamente cobertas por intrincadas formas, feitas com lápis de cor, grafite, pastel, caneta esferográfica, marcador permanente, acrílica, tinta óleo, bastão oleoso, spray e resina. A trama de suas histórias é composta pelo olhar do público.

No final do ano passado a Pinacoteca do Estado de São Paulo adquiriu uma obra sua, e também no circuito internacional o artista tem sido reconhecido: ele foi o único artista brasileiro a integrar o compêndio de desenho contemporâneo “Vitamin D3 – Today’s Best in Contemporary Drawing” (Phaidon, 2021), um conceituado indicador das futuras estrelas da arte.

“Depois que entra ninguém sai” mostra o resultado da pesquisa desenvolvida por Thiago Barbalho nos últimos dois anos, em que dá prosseguimento ao seu interesse pelas relações entre desenho, pintura e cor, em trabalhos que se caracterizam pelo horror vacuum – “horror ao vazio” – conceito que atravessa a história da humanidade, percorrendo filosofia, arte, religião e até psicanálise. Thiago Barbalho nos convida a contemplar imagens cheias de detalhes. O uso de cores intensas e contrastantes, e as formas estranhas, frutos da fusão entre o familiar e o onírico, permeiam o trabalho do artista.

‘Depois que entra ninguém sai’, de Thiago Barbalho
10 de novembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023
Abertura: 10 de novembro de 2022, das 18h às 21h
Visita guiada com o artista, às 19h
Segunda a sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 15h
Rua Redentor, 241, Ipanema, Rio de Janeiro

Artistas relacionados

Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.