ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Galeria Cavalo | Corpo e Alma, de Eustáquio Neves

10/11/2022 - Por ArtRio

No dia 17 de novembro a Cavalo apresenta ‘CORPO e ALMA’, no espaço da galeria, no bairro de Botafogo. A exposição do artista mineiro conta com 12 obras que compõem 3 séries fotográficas.

Em Objetilização do Corpo (1999-2000), série que estará sendo exposta no Rio de Janeiro pela primeira vez em toda sua história, o artista explora a representação da figura feminina, criando um jogo entre referências próprias às pinturas clássicas e a objetificação comumente feita pela mídia, que associa essa figuração com venda e consumo. Já em Máscaras de Punição (2004) a intervenção nas fotografias se dá por meio da sobreposição de imagens, como a da própria ferramenta escravocrata, sobre uma fotografia de sua mãe. No conjunto justaposto, uma em cima da outra, a máscara ora esconde, ora revela o rosto por detrás. A investigação fotográfica de Eustáquio Neves discorre a cerca da memória, construção de identidade, crítica de valores sociais e memória da cultura negra no Brasil, nas palavras do próprio: “é como funciona no meu processo de criação. O que me levou a isso é que sempre estou contando uma história, como em um filme, na literatura ou em outras artes narrativas”.

Isto se faz evidente na serie Arturos (1992-1993), enquanto a intervenção química nos negativos dão às obras finais ares de mistério, as fotografias narram a comunidade familiar homónima, que reside em Contagem-MG, em seus costumes, em suas tradições culturais e religiosas ancestrais. Dando prosseguimento à semana de abertura, dia 19 (sábado) faremos o lançamento de seu livro ‘Aberto pela Aduana’, que contará com a presença do artísta, no espaço da galeria.

Químico de formação, Eustáquio Neves é fotógrafo, artista visual e videoartísta autodidata, sua ampla produção destaca-se por sua pesquisa que transita por diferentes mídias e pela maneira com que subverte as formas tradicionais de revelação e de intervenção no filme fotográfico. A concepção de sua obra por temas de exploração visual possibilitam uma absoluta liberdade de experimentação para construir em cima daquilo que captura com a câmera e assim contar histórias por meio de imagens estáticas.

Corpo e Alma, de Eustáquio Neves
17 de novembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023
Galeria Cavalo – Rua Sorocaba, 51 – Botafogo – Rio de Janeiro

Galeria relacionada

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.