ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Galatea | Inauguração da da Galatea com exposição de José Adário

09/11/2022 - Por ArtRio

A Galatea inaugura o seu espaço expositivo com a exposição ‘José Adário’, primeira individual do artista baiano na cidade de São Paulo, com abertura no dia 9 de novembro de 2022.

Arte e ofício não se separam na trajetória de José Adário dos Santos (1947). Nascido no bairro de Caixa d’Água, em Salvador, na Bahia, aos 11 anos de idade foi iniciado no trabalho de ferreiro de candomblé pelo seu mestre e mentor Maximiano Prates, cuja oficina, situada na histórica Ladeira da Conceição da Praia, foi passada para Adário, que ali trabalha até hoje. As ferramentas de santo, esculturas de ferro que operam, no candomblé, uma espécie de mediação entre os homens e os orixás, entre o mundo físico – Aiyê – e o mundo espiritual – Orum –, são utilizadas nos terreiros em rituais e para devoção. Por produzi-las com grande sofisticação formal e originalidade, José Adário, também chamado informalmente de Zé Diabo, passou a ser reconhecido não só como o escultor-ferreiro mais celebrado dos terreiros de candomblé da Bahia, mas como um artista cuja prática é intimamente vinculada às raízes afro-diaspóricas da cultura de sua região – lembremos que Salvador é considerada a cidade mais negra fora da África.

Inauguração da da Galatea com exposição de José Adário
9 de novembro a 20 de dezembro de 2022
Galatea | R. Oscar Freire, 379, Jardim Paulista – São Paulo
Segunda a sexta — 10h às 19h
Sábado — 11h às 15h

Galeria relacionada

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.