ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Galeria Marilia Razuk | Hilal Sami Hilal: “Lugar de Passagem”

31/10/2022 - Por ArtRio

Após completar 70 anos de vida, em julho passado, o artista Hilal Sami Hilal (1952, Vitória, ES) inaugura a exposição “Lugar de Passagem”, no próximo dia 5 de novembro, na Galeria Marília Razuk. A mostra compreende obras inéditas, realizadas a partir de 2020, com materiais e dimensões variadas (com papel, cobre, plástico, glicerina, nas escalas da mão e da arquitetura). Tal diversidade reflete a amplidão dos interesses e do campo de ação do artista, que, nesta produção, articula elementos da gravura, da escultura, da pintura, da instalação e da literatura. No conjunto, dois motivos predominam: molduras vazadas e espelhos cegos, peças que não entregam nem devolvem imagem ao observador. Os trabalhos, ao contrário, abrem um mistério a cada mirada, com opacidade e vazio que, de um lado, requerem atenção e, de outro, atacam a estabilidade do olhar.

A pesquisa com a corrosão do cobre através de ácidos e sais, de onde, além das formas e texturas, faz surgir tonalidades diversas, iniciou-se no principio da carreira do artista, que completa 70 neste ano, quando se envolveu com os processos da gravura em metal. Em paralelo, sua pesquisa desdobrou-se também em concreto e papel. Sua poética apresenta o cruzamento da tradição moderna ocidental e da antiga arte islâmica, deixando muito claro nestas duas séries, a idéia de fronteira com a gravura e com os múltiplos.

O artista capixaba, descendente de imigrantes sírios, trabalha com a questão da tensão por meio do choque entre materiais, sem deixar de apresentar a leveza característica de seus trabalhos, resgatada do fazer minucioso e paciente, de repetições perdidas em devaneios sem a ameaça ansiosa do tempo. Na sua obra, o vazio é também construção. Vazio que vem da ausência, da perda e da falta de um lugar.

Na sala 1 da galeria serão apresentadas as séries Monotipias, com aproximadamente 8 obras em papel em cobre oxidado, medindo 160 x 140 cm cada, ora mostradas isoladas, ora mostradas em dípticos ou polípticos. Na sala 2 estará a série “Molduras”, que mostrará cerca de 3 peças em cobre, medindo 210 x 160 cm cada. Esta série será apresentada de forma mais lúdica. Aproveitando a liberdade da linha, explorando tanto a verticalidade quanto a horizontalidade do espaço.

Hilal Sami Hilal: “Lugar de Passagem”
5 de novembro a 27 de janeiro de 2022
Galeria Marilia Razuk
Rua Jerônimo da Veiga, 131 – Itaim Bibi – São Paulo
Seg – Sex, das 10h30 às 19h. Sábado das 11h às 15h

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.