ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Instituto Inclusartiz | exposição virtual “Arrasto”

11/10/2022 - Por ArtRio

Com a proposta de mapear e difundir a cena drag na arte contemporânea, o Instituto Inclusartiz inaugura a exposição virtual “Arrasto”, que apresenta trabalhos de cinco artistas de grande relevância e de diferentes origens dentro do segmento cultural LGBTQIAP+ no país. O curador Lucas Albuquerque, que também é coordenador do programa de residências artísticas do instituto, convidou Akira Hell, Gui Mauad, Iryna Leblon, Organzza e UNA para criarem obras inéditas, entre vídeos, performances e artes digitais, para a mostra que ocupa a plataforma Bica (https://bicaplataforma.com/) a partir do dia 14 de outubro.

“Durante o ano de 2022, foram organizadas uma série de encontros para a discussão de textos, trocas sobre processos artísticos e conversas com este grupo de artistas. Os trabalhos comissionados para esta exposição são frutos desse processo de acompanhamento, que visa não apenas debater tópicos importantes para o entendimento acerca da performatividade drag, perpassando temas como cultura visual, gênero e corpo, mas também estratégias de inserção e circulação no mercado da arte”, afirma o curador.

Ao longo de dez semanas, cada um dos projetos será exibido em uma página dedicada, junto a uma programação quinzenal que reúne entrevistas individuais, painéis e lives, de modo a desvendar como a cena drag vem repensando as práticas artísticas dentro do segmento. Além disso, o projeto pretende desdobrar mesas de debate com as artistas e eventos presenciais em torno de suas práticas, que serão sediados no Instituto Inclusartiz. Dividida em duas etapas, a exposição, cuja primeira fase foi viabilizada pelo edital FOCA, pretende posteriormente se transformar em uma exposição coletiva presencial, que contará com outros artistas da cena contemporânea, buscando estabelecer um fio condutor a partir das práticas apontadas pela performatividade drag e a maneira como elas se relacionam com as questões em voga na arte contemporânea.

Exposição virtual “Arrasto”
14 de outubro a 31 de dezembro de 2022
Acesso: bicaplataforma.com/arrasto


Frame do vídeo de Gui Mauad

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.