ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Simões de Assis de Curitiba | Anverso, de André Azevedo

30/09/2022 - Por ArtRio

“Anverso”, a mais recente individual de André Azevedo, é um convite para infiltrar-nos nas nuances entre frente e verso de um tecido. A mostra, que conta com texto crítico de Mariane Beline, exibe obras de diferentes pesquisas do artista, que consegue criar teias simbólicas e físicas, partindo da sua fonte primordial: a linha. É pela estrutura linear que correlaciona suas séries de trabalhos, ela está presente nas “Macrocélulas”, nos desenhos figurativos e nas datilografias.

Verso e anverso são elementos inerentes de uma mesma trama que se amarram em uma existência conjunta inexorável. As máquinas, a de escrever e a de costura, estão em hierarquia de igualdade com o artista, em uma coreografia de colaborações. André Azevedo adotou suas extensões tecnológicas e as transformou em coautoras mecânicas do seu trabalho.

A exposição é, ademais, um retorno à história do artista, a um período em que trabalhou na área da moda e como isso influenciou sua trajetória no desenvolvimento da tridimensionalidade têxtil e em sua capacidade de tecer fibras e transformá-las em enredo, e de tornar-se um artista visual. Em Anverso, presenciamos a criação de uma grande trama, um enovelado da mescla de seus profusos vocabulários em um ritmo único tecido por André Azevedo.

Anverso, de André Azevedo
29 de setembro a 12 de novembro de 2022
Simões de Assis
Al. Carlos de Carvalho, 2173 A, Curitiba
De segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 10h-15h

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.