Casa Museu Eva Klabin | Projeto Respiração: Devir Indígena
Em sua 25ª edição, o Projeto Respiração apresenta a exposição Devir Indígena, com os premiados artistas Denilson Baniwa e Gustavo Caboco, e curadoria de Marcio Doctors e Paula Alzugaray.
A ideia desta edição é proporcionar o contato direto com a expressão artística dos povos Baniwa e dos Wapichana, com o intuito de lhes dar lugar de fala e expressão. Não se trata de falar por, mas de amplificar suas vozes.
“Se, na invenção da arte moderna, a arte ocidental tomou emprestada a forma das matrizes dos povos originários indígenas e africanos para se reinventar formalmente e se expressar, sem lhes dar a devida voz; hoje, são os povos originários de matriz indígena e africana e os marginalizados pela sociedade de poder patriarcal que tomam emprestado a forma da arte contemporânea para se expressar”, diz Marcio Doctors, curador do projeto.
Nas palavras da curadora Paula Alzugaray: “A arte indígena contemporânea vem relativizando códigos, cânones e certezas que a arte ocidental tentou naturalizar. Caboco e Baniwa atravessam a Casa Eva Klabin com a potência de nos fazer rever conceitos, palavras e a linguagem usada para dialogar com a arte.”
25ª Edição do Projeto Respiração: Devir Indígena
Casa Museu Eva Klabin | Av Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa, Rio de Janeiro
18 de setembro a 20 de novembro de 2022
De Quarta a domingo, das 14 às 18h