ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MT Atelier | Rafael Matheus Moreira: O Nascimento das Tupinquins

01/09/2022 - Por ArtRio

Nascida em Belém do Pará, onde se formou em Artes Visuais pela Universidade Federal, RAFAEL MATHEUS MOREIRA é pintora, arte-educadora, pesquisadora e performer. Desenvolve trabalhos poéticos a partir de suas vivências e reflexões. Sua pesquisa aprofunda o atrito entre os corpos LGBTQIAP+ com os padrões hegemônicos, abordando identidade e suas relações históricas e sociais, onde corpos e rostos são símbolos centrais.

A série “O Nascimento das Tupiniquins” é integrada por obras que promovem uma releitura da iconografia renascentista acerca do Nascimento de Vênus. Propondo uma reflexão sobre a construção histórica do imaginário do belo através da imagem, a artista substitui, modifica, picha, polui e vandaliza o classicismo das pinturas às quais se refere. A potência do trabalho se amplia quando, ao deslocar para o contexto de celebração à beleza da travesti amazônida, a artista questiona o estereótipo de beleza feminino cisgenero que se entende como o paradigma de toda a história da arte ocidental.

As interpretações da deusa da beleza surgem durante o processo de transição social e hormonal da artista, como um manifesto de controle sobre o próprio corpo. O que é a beleza? Qual a razão pela busca desse ideal? O que ou quem define quais corpos são belos? As tupiniquins nascem para refutar o ideal euro-cis-centrista colonizador do belo, denunciar as violências de gênero sofridas e exibir orgulhosamente suas corpas e vidas trans, que rompem com os padrões biológicos e culturais impostos pela sociedade.

Foto Allex Reis

O Nascimento das Tupiniquins
10 de setembro a 30 de outubro de 2022
MT Atelier – Av Gomes Freire, 242/sobrado, Centro, Rio de Janeiro
Terça a sexta das 14h às 18h; Sábados das 12h às 18h

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.