ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

ArteFASAM SP | Sol a Sol

30/08/2022 - Por ArtRio

A filial da ArteFASAM Galeria, localizada em São Paulo, na Rua Padre Garcia Velho 173, Pinheiros, apresenta a exposição coletiva Sol a Sol, com curadoria de Fernanda Lopes.

O título Sol a Sol se refere a uma das obras que vai estar na exposição, de Leandro Barbosa. Ela faz parte da Série Infiltrações, que vem sendo realizada desde 2020 e que tem como elemento-base telhas de ardósia, centenárias, descartadas durante o processo de restauração do Palacete Linneo de Paula Machado, atual Casa Firjan, entre 2015 e 2018. Leandro é artista e tem formação em restauro. É desse trabalho que vem muito do material, procedimentos e questões da sua produção como artista.

Em Sol a Sol (a obra), vemos sobre a telha o desenho de uma espécie de estrela, ou rosa dos ventos, ou ponteiros de bússola. Essas leituras ligadas à paisagem interessam muito à galeria bem como a pesquisa da curadora Fernanda Lopes, muito porque alguns trabalhos que estão na exposição, de outros artistas, trazem a paisagem de alguma maneira. É o caso da Estela Sokol, da Gabriela Sacchetto, da Julia Arbex, do Marcio Diegues e da Susanne Schirato. Todos esses artistas lidam de alguma maneira, em alguma maneira, com a(s) ideia(s) de paisagem.

Sol a Sol também é uma expressão popular, que remete às jornadas de trabalho, à passagem do tempo, à rotina, à repetição. Todas essas ideias também me interessam nessa exposição e estão ecoando em trabalhos como os de Daniel Murgel, Juliana Ronchesel e o próprio Leandro Barboza.

A mostra conta com cerca de 30 obras entre objetos, desenhos, instalação, pintura e vídeo, dos artistas Daniel Murgel, Estela Sokol, Gabriela Sacchetto, Julia Arbex, Juliana Ronchesel, Leandro Barboza, Marcio Diegues e Susanne Schirato,

Exposição coletiva Sol a Sol
ArteFASAM em SP | Rua Padre Garcia Velho, 173, Pinheiros, São Paulo
20 de agosto a 24 de setembro de 2022

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.