ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Parque das Ruínas | William Maia: Aninhar a Chama

30/08/2022 - Por ArtRio

Aninhar a Chama é a individual de William Maia, em cartaz entre os dias 10 de setembro e 09 de outubro de 2022, no Parque das Ruínas, Rio de Janeiro. A mostra propõe a recuperação de memórias presentes, passadas e futuras, contando com aproximadamente 40 obras de diferentes dimensões e linguagens.

O artista suburbano busca, em seu cotidiano e sua ancestralidade, imagens de cura, considerando os danos causados pelas feridas abertas ao longo da história da população afro-brasileira, possibilitando a perpetuação de narrativas emancipatórias através de pinturas e objetos, que abordam temáticas como os laços familiares, dualidades referentes às dores e deleites que acometem a pele preta, e a referências históricas do ontem e do amanhã.

Com curadoria de Melissa Alves e textos críticos de Lorraine Mendes e Marcelo Campos, o artista inaugura sua primeira exposição solo convidando o espectador a uma imersão nas histórias narradas em telas, que no decorrer dos anos foi retroalimentada graças às suas afetações pelo meio onde vive, as matrizes africanas e as relações com as personagens de sua poética, que não se esgota em sua produção enquanto indivíduo; antes, crê na conexão ancestral como maior protagonista.

(texto da curadora Melissa Alves)

William Maia: Aninhar a Chama
10/09/2022 a 09/10/2022
Parque das Ruínas | Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Quinta a domingo, 9h às 16h

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.