MAM Rio | Atos de revolta: outros imaginários sobre independência


A partir do bicentenário da Independência do Brasil, a mostra repensa esse processo histórico por meio de uma série de levantes, motins e insurreições que antecederam aquele momento ou que ocorreram nas décadas subsequentes.
Artistas brasileiros, de gerações e geografias diversas, foram convidados a pensar sobre essas narrativas: Arissana Pataxó, Ana Lira, Elian Almeida, Gê Viana, Giseli Vasconcelos com Pedro Victor Brandão, Gustavo Caboco Wapichana com Roseane Cadete Wapichana, Marcela Cantuária e Tiago Sant’Ana. Além dessas obras produzidas especialmente para o MAM Rio, a exposição conta com trabalhos recentes de Arjan Martins, Glicéria Tupinambá, Paulo Nazareth e Thiago Martins de Melo e com a remontagem de uma obra de Luana Vitra.
Com o objetivo de abordar os diversos imaginários de país então esboçados, a mostra faz referência à Inconfidência Mineira (1789), à Revolução Pernambucana (1817), à Independência da Bahia (1822), à Cabanagem (1835-40), à Revolução Farroupilha (1835-45), à Revolta de Vassouras (1839) e à Balaiada (1838-41), entre outras.
As obras contemporâneas são apresentadas ao lado de uma seleção de objetos e documentos, dos séculos 18 e 19, vindas dos acervos do Museu da Inconfidência, do Museu Histórico Nacional e do Convento Santo Antônio. Completam a mostra oito pinturas do artista gaúcho Glauco Rodrigues, pertencentes ao acervo do MAM Rio.
Atos de revolta: outros imaginários sobre independência
17 de setembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023
MAM Rio | Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
Quinta a sábado das 10h às 18h; Domingos das 11h às 18h