ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MAM Rio | Nakoada: estratégias para a arte moderna

26/08/2022 - Por ArtRio

Com curadoria de Beatriz Lemos e Denilson Baniwa, a mostra pretende refletir sobre o modernismo, a partir de novos pontos de partida.

Na mostra estão reunidas obras fundamentais para a história do modernismo no país, como pinturas de Di Cavalcanti, Djanira, Heitor dos Prazeres, Portinari, Tarsila do Amaral, Volpi, em diálogo com cerâmicas do acervo do Museu do Índio, entre potes e vasos dos povos Karajá, Marubo, Maku, Terena e Ticuna, bonecas Karajá e um conjunto de placas com grafemas Baniwa.

Completam a mostra quatro trabalhos comissionados de Cinthia Marcelle, Coletivo Mahku, Novíssimo Edgar e Zahy Guajajara, além da tela “Pata Ewa’n – o coração do mundo”, do artista Jaider Esbell.

Nakoada: estratégias para a arte moderna
De 9 de julho a 27 de novembro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
Quinta a sábado das 10h às 18h, Domingos das 11h às 18h

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.