Portas Vilaseca Galeria | Kika Carvalho: Das promessas que a gente fez
Com texto crítico do curador Marcelo Campos, a mostra reúne cerca de 30 obras da produção mais recente da artista capixaba, entre pinturas, desenhos, colagens e impressões fotográficas em cianotipia.
Em comum, são obras que têm na cor azul uma insígnia em constante investigação pela artista. Partindo de sua relação ultramarina com o continente-mãe e de uma inquietação especulativa em busca de histórias escondidas, Carvalho segue um percurso fluido, saindo de Vitória (ES), passando por Salvador e Nova Viçosa (BA) até chegar em Luanda (Angola), onde participou recentemente do Programa de Residências Angola AIR. Neste movimento incessante, afetos se constroem, certezas se desmoronam e mais dúvidas vêm à tona.
Kika Carvalho faz, na pintura, o uso deliberado da contraluz, fato evidenciado ao partilharmos das fotos de pesquisa da artista. Os corpos se tornam, assim, cada vez mais empretecidos, ou, para criar um neologismo, “azularados”, em contraposição ao ensolarado presente nas cenas ao redor. Assim, o Atlântico negro de Paul Gilroy e o Atlântico vermelho de Rosana Paulino se encontram, enquanto Kika negocia um outro matiz, um Atlântico ultramar, onde a cor, agora, vaza do mar para os corpos. Mar e pele se identificam, se congregam em azuis. (Marcelo Campos)
Kika Carvalho – Das promessas que a gente fez
10 de setembro a 22 de outubro de 2022
Portas Vilaseca Galeria | Rua Dona Mariana, 137, casa 2 – Botafogo
De terça a sexta-feira das 11:00 às 19:00; Sábados das 11:00 às 17:00
Entrada gratuita