ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Galeria Mercedes Viegas | Maria Baigur: Esse Momento

04/08/2022 - Por ArtRio

A Galeria Mercedes Viegas apresenta a partir de 13 de agosto de 2022 a exposição “Esse momento”, de Maria Baigur. A mostra, segunda individual da artista no espaço, utiliza um dado de tempo (a faixa “esse momento”) para atualizar através da fotografia o presente. Através de uma série homônima de imagens, a artista destaca a expansão da consciência e a importância de se estar no agora.

Com curadoria de Natália Quinderé, as cerca de 12 fotografias expostas são a continuação de um trabalho que começou com uma faixa de três metros de comprimento com a frase e acabou se desdobrando em uma versão menor, um objeto-manifesto com 100 cópias.A venda do múltiplo começou durante o carnaval pandêmico, em abril de 2022. O público se tornou agente ativador da série ao levar a faixa para diferentes situações e lugares e promover o ato de suspensão temporal no instante da foto. O trabalho então ganhou caráter de performance, sendo utilizado em um contexto específico enquanto marcador de um momento especial.

“O conjunto de fotografias em exposição na Mercedes Viegas é desdobramento desse objeto sendo carregado pelas ruas da cidade carioca, no meio do bloco, no meio das ondas, ou atrapalhando o trânsito nas redondezas do Saara. Espécie de frase que Baigur repete para permanecer no aqui-e-agora e não enlouquecer: na pandemia, na falta de grana, no corre da rotina com a filha, sem rede apoio”, explica Natália Quinderé.

‘Esse Momento’, de Maria Baigur
13 de agosto a 6 de setembro de 2022
Abertura: 13 de agosto de 2022, de 13h às 18h
Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rua Abreu Fialho, 5 S, Jardim Botânico

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.