ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022 ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022

Paço Imperial e MT | Podre de Chique, de Adir Sodré

20/07/2022 - Por ArtRio

MT Projetos de Arte apresenta a exposição Podre de Chique, individual de Adir Sodré (Rondonópolis, MT, 1962 – Cuiabá, MT, 2020) no Paço Imperial do Rio de Janeiro. Na mostra estão reunidas diversas obras até hoje inéditas do público, presentes em relevantes coleções brasileiras que, desde cedo, reconheceram a importância deste artista mato-grossense, que reúne aqui sua primeira, e muito merecida, retrospectiva: como se diz em Cuiabá, podre de chique.

Propositalmente organizada de forma não linear quanto a sua cronologia, a exposição busca reconstituir a complexidade da trajetória deste agente crítico cuja radicalidade carece de visibilidade e maior reconhecimento, tamanha a continuada urgência dos temas que manifesta nas dezenas de obras que integram e exposição, nucleadas ao redor de cinco proposições conceituais: Cuyaverá (Cuiabá), Tapa na cara pálida (horrores da branquitude), Ditos e malditos (imundos das artes), O Pop não poupa ninguém (cultura de massas) e Manifestos paus, Brasil! (fabulações estético-eróticas).

Curadoria de Guilherme Altmayer e Leno Veras.

Podre de Chique, de Adir Sodré
20 de julho a 23 de outubro de 2022
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro


Nina Cuyaba, 1985. Coleção Leo Pedrosa. RJ

Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.