ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Portas Vilaseca Galeria | O que sobrenada, sobrenada no caos, de Ismael Monticelli

13/07/2022 - Por ArtRio

Portas Vilaseca apresenta “O que sobrenada, sobrenada no caos”, segunda exposição individual de Ismael Monticelli como artista representado na galeria, com a curadoria de Clarissa Diniz.

Monticelli apresenta um conjunto de trabalhos inéditos desenvolvidos nos últimos dois anos, entre pinturas, esculturas, objetos, instalações e intervenções site-specific. Ocupando os três andares da galeria, a mostra está organizada em uma narrativa espacial cuja atmosfera lúgubre desperta um sentimento de melancolia e frustração, em meio às comemorações do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna. Neste sentido, “O que sobrenada, sobrenada no caos” está situada na encruzilhada das utopias e distopias de um tempo repleto de efemérides e fracassos: um convite a chafurdar na profanação, no deboche e na crítica que são necessárias a uma vida para além do triunfalismo e do tom celebratório dos cambaleantes cânones e suas fatigadas narrativas.

Dividida em três etapas, a dramaturgia da exposição se apropria das construções estético-políticas de Tarsila do Amaral para elaborar um jardim, um grande Éden cuja fabulada harmonia social é, por sua, vez, perturbada por um bestiário sanguinário e carnívoro, que devora a si e aos outros em meio ao cenário volumetricamente coeso e cromaticamente matizado de sua obra.

O que sobrenada, sobrenada no caos, de Ismael Monticelli
9 de julho a 20 de agosto de 2022
Visitação: de terça a sexta-feira (11h00 – 19h00); aos sábados (11h00 – 17h00)
Portas Vilaseca Galeria – Rua Dona Mariana, 137, casa 2 – Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada gratuita


Vista da exposição. Foto Pedro Victor Brandão

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.