ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Memorial Municipal Getúlio Vargas | corpo-pedra-corpo-terra, de Cibele Nogueira

13/07/2022 - Por ArtRio

Cibele Nogueira, artista visual sergipana radicada no Rio de Janeiro, apresenta a exposição “corpo-pedra-corpo-terra”, de 9 de julho a 9 de setembro no Memorial Municipal Getúlio Vargas. Com curadoria de Shannon Botelho, a mostra, primeira individual da artista, reúne obras de uma série iniciada em 2020, durante uma residência artística na Casa da Escada Colorida.

Os dez trabalhos em exposição são resultado de uma viagem à Paraty, onde a artista fotografou parte da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, região da Mata Atlântica. O recorte da natureza foi realizado pelo ato fotográfico e posteriormente posto em perspectiva pela manipulação das imagens, reconstruídas para além da memória, em uma ideação de paisagem, uma prospecção de existência para aquele lugar. Os trabalhos foram feitos a partir de colagens com fotos originais e papel metalizado.

“A artista atravessa a beleza das imagens e sua estética sublime desfigurando a memória e engendrando outros espaços, reais ou não. A Mata Atlântica aparece rasgada, ferida, quase parodiando a realidade atual de abandono e descaso. Os recortes, texturas, cores e sobreposições minoram as áreas verdes da imagem – historicamente importantes paras as cenas de natureza. Os corpos se apequenam, imiscuem-se nas frestas, como se pudessem camuflar a própria presença. Sua pesquisa gira em torno da transformação/ destruição das paisagens e dos seres como um reflexo dos hábitos destrutivos da sociedade”, escreve Shannon Botelho no texto crítico.

Em sua pesquisa artística, Cibele Nogueira (1988) reúne imagem, som e palavra em colagens, videoarte e instalações, transitando sempre entre o digital e o analógico. Em 2020 participou de três exposições coletivas: “O que o tempo faz com quem te habita?”, dentro do EEI ARTE na ArtRio; “Pendular”, com curadoria de Bia Petrus e Bernardo Bazani; e “Para além da orelha, tem um som”, com curadoria de Daniela Avellar. Em 2021 teve um trabalho selecionado no primeiro edital aberto no Lux Espaço de Arte (SP). Hoje, faz parte do grupo de artistas que ocupam os ateliês da Z42arte.

corpo-pedra-corpo-terra, de Cibele Nogueira
9 de julho a 9 de setembro de 2022
Memorial Municipal Getúlio Vargas
Praça Luiz de Camões, s/n, subsolo – Glória, Rio de Janeiro
Quinta a domingo, das 10h às 17h
Entrada grátis

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.