ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022 ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022

Danielian | Modernidades Emancipadas

04/07/2022 - Por ArtRio

A Danielian Galeria apresenta a partir do dia 7 de julho de 2022 a exposição “Modernidades Emancipadas”, que reúne mais de 80 obras de 38 artistas, que traçam um panorama histórico e expandido do que se convencionou a chamar de “modernidade”. Um século após a Semana de Arte Moderna de 1922, os curadores Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto propõem um olhar ampliado, a partir da ideia do modernismo como um “movimento amplo de transformação política, social, cultural e econômica, e observando como esses vetores influenciam na produção artística brasileira para além do que apresenta a história da arte brasileira tradicional”.

O percurso da exposição, que ocupará os dois andares de espaços expositivos da galeria, tem um sentido cronológico, e as obras, produzidas entre a metade do século XIX até os anos 1960, se articularão em quatro eixos centrais: “A paisagem como transformação”; “O ser moderno – uma estética identitária”; “Modernidade em construção” e “Territórios de Re-existência”. Cada um desses núcleos será acompanhado de textos curatoriais na parede, além de comentários críticos e contextualizações históricas, para “estimular a reflexão do público dessa exposição que propõe o alargamento das noções tradicionais de modernidade na arte brasileira”.

Modernidades Emancipadas
7 de julho a 13 de agosto de 2022
Abertura: 7 de julho de 2022, das 18h às 20h
Segunda a sexta-feira, de 11 às 19h
Danielian Galeria
Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea, Rio de Janeiro


Heitor Dos Prazeres (1898-1966), Samba Na Favela, 1964

Galeria relacionada

Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.