ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Sé | “E o mais desaparecido é o que aparecerá com mais força”, de Gui Teixeira

21/06/2022 - Por ArtRio

Gui Teixeira realiza exposição individual na Sé. Mostra reunirá trabalhos inéditos em pintura, colagem, escultura, vídeo e instalação.

A mostra individual do artista Gui Teixeira apresentará um conjunto de trabalhos, entre pinturas, colagens, registro de ação, escultura, vídeo e instalação. O título da exposição, E o Mais Desaparecido é o que Aparecerá com mais força, é tomado de um micro poema do escritor português Gonçalo M. Tavares. Com abertura no dia 25 de junho, das 11h às 17h, a mostra tem curadoria de Galciani Neves. Visitação até 20 de agosto.

Para a curadora Galciani Neves, na primeira mostra individual de Gui Teixeira em uma galeria comercial há um forte desejo de pensar o espaço em que os trabalhos vão habitar. Assim, a expografia é, segundo ela, uma experimentação que parte de uma lógica interna dos trabalhos do artista: ora aderindo a uma espacialização mais ortoganal, ora se fazendo mais orgânicos. Outra questão importante são as formulações e ideias de corpo presentes em E o Mais Desaparecido é o que Aparecerá com mais força. Para Neves, algumas telas, instalações e vídeos de Teixeira apresentam corpos – agentes e autores, ao mesmo tempo – de narrativas que se aproximam da experimentação prática e ética de Antonin Artaud e seu conceito do corpo sem órgãos (CsO), mais tarde explorado pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. Em linhas gerais, o CsO pleno pode ser entendido como um corpo revolucionário, preenchido de alegria, que afeta e aumenta a potência de existir do coletivo, e que, segundo os autores, se rebela contra a realidade dominante, que nos oprime. A curadora explica: “Gui traz um corpo poroso, que se quer oxigenado. É um corpo que interage com alegria com as coisas, com os seres e os espaços, numa abertura de si a novas e constantes conexões”.

“E o mais desaparecido é o que aparecerá com mais força”, de Gui Teixeira
25 de junho a 20 de agosto de 2022
Sé Galeria – Al. Lorena, 1257 – casa 2 Jardim Paulista, SP
Terça a sexta, das 12h às 19h
Sábados, das 12h às 17h


Gui Teixeira, Atravessamento I, 2022

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.