ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Zipper | Espaço Preso, de Janaina Mello Landini

21/06/2022 - Por ArtRio

Na quinta-feira, dia 23 de junho, a Zipper abre duas exposições: “Espaço Preso” de Janaina Mello Landini e o Zip’Up “Intervalo” do artista convidado, Adriano Franchini.

A “Espaço preso” de Janaina Mello Landini não é meramente uma ocupação do espaço da Zipper Galeria. Ela, verdadeiramente, cria um novo espaço que consiste em um espaço retangular, fechado e transpassado por inúmeros fios elásticos presos às paredes, ao chão e ao teto. A impressão visual de quem chega ao espaço é de uma trama.

Em Espaço preso, ao darmos o primeiro passo para dentro e ao tensionarmos o primeiro fio, acessamos outra camada fundamental do trabalho: a sonoridade. Na montagem da instalação, a artista contou com a colaboração do músico Paulo Santos, que criou uma composição harmônica para a obra, distribuída em dezesseis canais musicais, ativados independentemente uns dos outros, em função do tensionamento dos diferentes agrupamentos dos fios elásticos.

À medida que os visitantes deslocam seus corpos pela instalação, uma composição randômica vai sendo tocada, evidenciando a inseparabilidade do espaço e do tempo. Com curadoria de Icaro Ferraz Vidal Junior essa é a quarta mostra individual da artista na Zipper, que inaugura no dia 23 de junho e segue em cartaz até o dia 6 de agosto de 2022.

Espaço Preso, de Janaina Mello Landini
23 de junho a 6 de agosto de 2022
Zipper Galeria
Abertura: Quinta-feira, 23 de junho de 2022, 19h – 22h
R. Estados Unidos, 1494. Jardim America, São Paulo

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.