ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Inclusartiz | Gamboa: nossos caminhos não se cruzaram por acaso

20/05/2022 - Por ArtRio

Sediado na Praça da Harmonia, na Região Portuária do Rio, o recém-inaugurado Centro Cultural Inclusartiz homenageará a história e a produção artística da Gamboa em sua próxima exposição. Em cartaz a partir de sexta-feira, dia 20 de maio – no mês que marca os 144 anos da abolição da escravatura (13 de maio) –, “Gamboa: nossos caminhos não se cruzaram por acaso” apresenta um recorte histórico com cerca de 80 obras de 25 artistas e coletivos conectados afetivamente à região.

Embora seja composta majoritariamente por obras de artistas contemporâneos, a seleção de pinturas, esculturas, fotografias e vídeo-performances também inclui trabalhos de personagens notáveis da história da arte brasileira. Augusto Malta (1864-1957), principal fotógrafo da evolução urbana do Rio nas primeiras décadas do século XX; Heitor dos Prazeres (1898 – 1966), compositor e pintor de destaque na cultura popular brasileira; e o premiado gravurista Rossini Perez (1932-2020) retrataram e viveram amplamente o ambiente da Zona Portuária da cidade ao longo de suas trajetórias.

Multigeracional, a relação de artistas vivos compreende atuais e ex-residentes do bairro e nomes que concentram suas produções no local e adjacências: Bordô, Bruna Santos, Camila Ribeiro, Coletivo MP, Daniel Murgel, Diego Deus, Douglas Dobby, Gustavo Speridião, Lolly Lindona, Laís Amaral, Leandro Barboza, Leandro ICE, Mãe Celina de Xangô, Maurício Hora, Oficina do Prelo, Raphael Couto, Rainha F., Slam das Minas, Teresa Speridião, Thiago Haule e Yhuri Cruz.

Gamboa: nossos caminhos não se cruzaram por acaso
20 de maio a 10 de julho de 2022
Centro Cultural Inclusartiz
Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa, Rio de Janeiro
Visitação: quinta-feira a domingo, das 11h às 18h
Entrada gratuita


Mauricio Hora, Benedita, 2008

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.