ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Vermelho | Nicolás Robbio: Onde cabe o olho

12/05/2022 - Por ArtRio

A Vermelho apresenta de 14 de maio a 11 de junho, novas individuais de Nicolás Robbio (Mar del Plata, 1975) e Chiara Banfi (São Paulo, 1979). Nicolás Robbio apresenta Onde cabe o olho, sua nona exposição na galeria e Chiara Banfi inaugura Take 3, sua sétima individual na
Vermelho. Durante o período das exposições, no dia 17 de maio, a Vermelho completa 20 anos de atividade. Robbio e Banfi acompanham a história da galeria e são representados pela Vermelho desde o início.

Em Onde cabe o olho, Nicolás Robbio exercita sobre os espaços do prédio principal da Vermelho uma íntima manipulação e ocupação espacial. Esse domínio sobre o espaço é fruto de seus 17 anos de representação pela galeria, com 8 exposições individuais (essa é sua 9a individual na Vermelho) e mais de 20 participações em exposições coletivas.

Robbio subverte a circulação das 3 salas que ocupa, estabelecendo novas lógicas de percurso e novos modos de contemplação de sua obra, criando mais que obras individuais, uma grande obra-ocupação. Onde cabe o olho propõe ao visitante uma coleta ativa no espaço, onde o corpo deve oferecer ao olho manobras suficientes para a circulação na galeria. Como escreve a curadora Clarisa Appendino em seu texto para a exposição, “Tampinhas, elásticos, pérolas de fantasia, confetes, alfinetes, arruelas, bancos, fósforos… de onde vêm estes elementos que, como moedas no chão, recolhemos com o olhar durante o percurso? Embora seja uma pergunta válida, a resposta é evidente. Então, o que nos interessa não é somente a origem destes objetos, mas sim seu trajeto e o deslocamento que destinou os pequenos elementos a suspender seu ofício cotidiano para notar uma mancha acidental de verniz.”

Nicolás Robbio: Onde cabe o olho
14 de maio a 11 de junho de 2022
Abertura: 14 de maio de 2022, das 11 às 17h
Visitação terça-feira a sexta-feira das 10h às 19h
E aos sábados das 11h às 17h
Vermelho – Rua Minas Gerais, 350
Salas 1 e 2 e hall de entrada


Vista da exposição Onde cabe o olho. Foto: Vivian Bernfeld

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.