ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Portas Vilaseca | Alpendre, de Mano Penalva

02/05/2022 - Por ArtRio

Portas Vilaseca inaugura a exposição “Alpendre”, segunda individual de Mano Penalva como artista representado na galeria. A mostra reúne um conjunto de trabalhos inéditos, entre objetos e instalações, que remontam à pesquisa e prática do artista quanto ao uso de elementos do cotidiano em novos contextos. Penalva propõe novos agrupamentos estéticos a partir das suas experiências de coleta de histórias e da observação do campo que transita entre a Casa e a Rua. O texto crítico, assinado em tom de prosa ensaística pelo curador e escritor Tiago de Abreu Pinto, transita pela história, arquitetura e cinema como um diálogo intimista que propõe reflexões sobre os rituais associados à casa, promovendo o encontro do físico com o simbólico e o sagrado.

Alpendre é um lugar de passagem que estabelece uma graduação marcada entre o espaço interior e exterior de uma residência, funcionando como um ponto transitório de reflexão e mirada. Segundo Abreu Pinto, também pode ser entendido como uma zona climatológica onde passamos da sombra privada à claridade social, ou vice-versa. A proposta da exposição convida o espectador a vivenciar a “estrutura-alpendre” nos níveis arquitetônico e corporal.

Alpendre, de Mano Penalva
5 de maio a 18 de junho de 2022
Abertura: 05/05, quinta-feira, 19h
Visitação: de terça a sexta-feira (11h – 19h); aos sábados (11h – 17h)
Portas Vilaseca Galeria
Rua Dona Mariana, 137, casa 2 – Botafogo / Rio de Janeiro, RJ


Vista da exposição. Foto Pedro Victor Brandão

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.