ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Anita Schwartz | Mulher ao Olhar, de Cristina Salgado

19/04/2022 - Por ArtRio

Anita Schwartz Galeria de Arte inaugura, no próximo dia 20 de abril, 16h, a exposição “Mulher ao olhar”, primeira individual de Cristina Salgado na galeria. A exposição, com desenhos, esculturas e uma pintura, constrói diálogos entre obras produzidas entre 1998 a 2022, em sua maioria inéditas.

Na obra de Cristina Salgado três elementos constantes se entrelaçam na mesma questão – nu, imagem e corpo. Explora a imagem efetivada em corporeidade escultórica, o corpo é via de pensamento, de questionamento de tradições artísticas, mas sobretudo, de elaboração de uma linguagem singular.

O título “Mulher ao olhar” diz respeito à condição de se colocar às vistas, de se expor em diferentes tempos e ângulos, de colocar à mostra (e à prova) a exatidão e a coerência de linguagem e de sentidos pelas décadas transcorridas de obras expostas lado a lado. Mas, “Mulher ao olhar” também é o fragmento de uma frase incompleta: a mulher que se detém a olhar algo, como em relance – olha o quê? –; ou ainda, alguém que se parece mulher – ao olhar – olhar de quem?

O título nos convida para desdobramentos de questões, assim como a artista deseja que seus trabalhos, ao olhar do observador, possam desdobrar e devolver sentidos instáveis, permitindo que quem olha seja também olhado de volta.

Paralelamente à exposição individual de Cristina Salgado no segundo andar da galeria, o térreo apresenta a exposição Superbloom de Andreas Albrectsen.

Mulher ao Olhar, de Cristina Salgado
Abertura: 20 de abril, às 16h
Visitação: 20 de abril a 04 de junho
Segunda a sexta, 10h -19h; Sábados, 12h -18h
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea


Foto Wilton Montenegro

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.