ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Zipper Galeria | Igrejas barrocas e cavalinhos de pau, de Flávia Junqueira

30/09/2021 - Por ArtRio

Zipper Galeria apresenta individual de Flávia Junqueira, que pega emprestado o título de um instigante ensaio de Roger Bastide, publicado pela primeira vez em 1944. Em Igrejas barrocas e cavalinhos de pau, o filósofo descreve parte de sua pesquisa sobre o barroco brasileiro, especificamente uma viagem pelo nordeste durante a qual dedicou-se a observar os detalhes da decoração barroca. O autor relata que, na medida em que se aprofundava no estudo desses ornamentos, era acometido pela sensação de reconhecimento dessas formas. Esta estranha sensação é explicada pela rememoração da infância do filósofo e, notadamente, de suas visitas a feiras de variedades e parques de diversão na França, onde uma experiência de encantamento, repleta de volutas e toda sorte de ornamentos, tinha lugar no carrossel. Texto curatorial e acompanhamento crítico do projeto por Icaro Ferraz Vidal Junior.

Igrejas barrocas e cavalinhos de pau, de Flávia Junqueira
2 de outubro a 30 de outubro de 2021
Zipper Galeria: Rua Estados Unidos, 1494, São Paulo
Contato: zipper@zippergaleria.com.br
Horário Segunda a sexta 10h–19h e Sábados 11h–17h


Flávia Junqueira, União Fraterna #1, 1934, São Paulo, 2021

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.