Galeria MaPa | Loio-Pérsio – Poética da Imagem e Tomás Santa Rosa – Encena o pintor ilustrado
A galeria paulistana MaPa, voltada para o resgate histórico de artistas brasileiros das décadas de 1940 a 1980, realiza duas mostras no Rio de 28 de agosto a 16 de outubro. ‘Loio-Pérsio – Poética da Imagem’ e ‘Tomás Santa Rosa – Encena o pintor ilustrado’. As exposições ocupam o 3° andar do OASIS Centro Cultural, espaço de arte, ateliês e
experimentações em um prédio art decô na Rua Buenos Aires 168, no Centro.
A mostra dedicada a Loio-Pérsio (1927-2004), faz um recorte de 49 obras do artista, cuja pesquisa, ao longo de 60 anos de carreira, foi marcada pela espontaneidade do gesto e a liberdade de expressão. Completa o evento o lançamento de um livro com o mesmo título da exposição, de autoria do artista e edição de Luiz Eduardo Meira, curador da mostra.
A exposição dedicada a Tomás Santa Rosa (1909-1956) reúne 24 obras do artista, ilustrador e cenógrafo paraibano. Integrante e fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN), junto com Abdias Nascimento, coordenou o curso de desenho e artes gráficas da Fundação Getúlio Vargas e lecionou na Escola Nacional de Belas Artes e no MAM Rio. A curadoria é de João Pedrosa.
Loio-Pérsio – Poética da Imagem e Tomás Santa Rosa – Encena o pintor ilustrado
28 de agosto a 16 de outubro de 2021
Galeria MaPa – OASIS Centro Cultural
Rua Buenos Aires 168, Centro, Rio de Janeiro
Funcionamento: de segunda a sexta, de 11h às 17h.
Eventos especiais nos sábados 28 de agosto, 4 e 11 de setembro. Entrada gratuita
Na imagem, obra de Loio-Pérsio.