ArtRio 2021 | 8 a 12 de setembro ArtRio 2021 | 8 a 12 de setembro

[ RJ ] MAM Rio | A memória é uma invenção

23/08/2021 - Por ArtRio

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro abre, no dia 4 de setembro de 2021, a exposição ‘A memória é uma invenção’, como parte do projeto Legados vivos, desenvolvido com o apoio do Instituto Cultural Vale. Sob a curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente, a mostra reúne cerca de 300 obras provenientes do acervo do MAM Rio e de outras duas instituições: o Museu de Arte Negra/IPEAFRO, associação sediada no Rio de Janeiro, responsável pelo legado de Abdias Nascimento; e o Acervo da Laje, dedicado à memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador, fundado em 2011.

Com pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e azulejos, a exposição reflete sobre os processos de construção de patrimônio, legado e cultura comum, ao apresentar no mesmo espaço expositivo os três acervos de arte com diferentes histórias, dinâmicas e projetos. Reunidas, as coleções mostram repetições e semelhanças nas escolhas de categorias e formatos, nos entendimentos do que faz uma obra ser conservada como parte de um legado e nos métodos de compartilhamento das obras como parte de uma memória coletiva.

A memória é uma invenção
4 de setembro a 9 de janeiro de 2022
MAM Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo
Quintas e sextas, das 13h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito: R$ 20,00 (interia)
Ingressos on-line: www.mam.rio/ingressos


Na imagem: Abdias Nascimento, Diagrama Ritual Sincrético. Acrílico sobre tela, 40 x 50 cm. Rio de Janeiro, 1993. Acervo do IPEAFRO

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.