ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Museu do Pontal | Live Escolas de Samba do RJ

22/02/2021 - Por ArtRio

O Museu do Pontal, referência em arte popular no país, que tem em seu acervo obras emblemáticas ligadas ao carnaval, uma das importantes festas populares brasileiras, fará no próximo dia 24 de fevereiro, às 17h, a live “É carnaval! Escolas de samba do Rio de Janeiro”, em seus canais no youtube e facebook.

Com apresentação e mediação da antropóloga e gestora cultural Joana Correa, o bate-papo sobre esta importante manifestação popular reunirá os inseparáveis irmãos Guilherme Oliveira e Gustavo Oliveira, mestres da bateria do Salgueiro, a “Furiosa”, que falarão como o trabalho deles conjuga as tradições com as inovações rítmicas, e  como lidaram com o período do carnaval este ano; Maria Laura Cavalcanti, antropóloga, professora e pesquisadora de cultura popular e estudos do folclore, que abordará a complexidade do carnaval, e a tensão entre o visual e o musical; e Felipe Barros, antropólogo, músico e produtor musical, que discutirá o saber abrigado na bateria do Salgueiro e a nova geração de mestres.

Uma das obras interativas e que mais encantam o público do Museu do Pontal é a instalação Escola de Samba, com seus mais de 300 personagens articulados que se movimentam ao ritmo do samba-enredo “Brasil: Devagar com o andor que o santo é de barro” (1983), de Djalma Leite e Eli Dias, da Unidos da Tijuca. Criada pelo niteroiense Adalton Fernandes Lopes (1938 – 2005), a obra será destacada na conversa por Joana Correa.

 

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.