ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Cinemateca MAM | Veredas do Patrimônio Cinematográfico

04/01/2021 - Por ArtRio

Em virtude do atraso na emissão de algumas licenças municipais, o início do projeto “Cinemateca ao Ar Livre” foi adiado e não vai ocorrer em janeiro. Com isso, o MAM exibirá gratuitamente a primeira sessão do projeto Veredas do Patrimônio Audiovisual na Cinemateca on-line, através de seu canal de Vimeo, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.


Na primeira sessão do projeto Veredas, que ressalta a diversidade e riqueza do patrimônio audiovisual brasileiro e internacional, será apresentada uma compilação inédita no Brasil e recentemente restaurada: A Brilhante Biograph: Primeiras Imagens em Movimento da Europa (1897-1902). Esses filmes foram rodados com a exclusiva câmera de grande formato Mutograph 68 mm, a 30 quadros por segundo, que gerou imagens de extraordinária resolução. A sessão será complementada pelo o filme Santos Dumont: Pré-Cineasta?, do diretor e pesquisador Carlos Adriano, maior nome do cinema experimental brasileiro contemporâneo. Gravado em Londres com imagens do aeronauta Santos Dumont, o filme foi realizado a partir da reconstituição de um mutoscópio em versão a cartão de 1901. As exibições serão realizadas nos jardins do MAM.


Veredas do Patrimônio Cinematográfico:
A Brilhante Biograph: Primeiras Imagens em Movimento da Europa (1897-1902) (The Brilliant Biograph: Earliest Moving Images of Europe | 1897-1902). 52’. Sessão com acompanhamento musical criado por Daan van den Hurk.
+ O making of de The Brilliant Biograph. Holanda, 2020. Documentário. 8’. Exibição em DCP. Legendas em Português.
+ Santos Dumont: Pré-Cineasta? de Carlos Adriano. Brasil, 2010. Documentário de reapropriação. 63′. Exibição em mov (h264). Classificação indicativa livre.


Na imagem: Still de “The Brilliant Biograph”

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.