Zipper Galeria | Fome do Cão, de Ian Salamente


Nascido em Cabo Frio e atualmente vivendo no Rio de Janeiro, Ian tem como ponto de partida os símbolos do cotidiano urbano. Casas protegidas por grades e muros, bueiros, toldos, antenas parabólicas e camisas de futebol de várzea ganham destaque em suas telas. Em sua obra, o que seria considerado insignificante ou irrelevante assume protagonismo e revela as contradições sociais da vida na cidade.
A fome, no título da exposição, ultrapassa o campo do literal e aponta para as múltiplas urgências que atravessam a experiência urbana: por afeto, sustento, permanência e reconhecimento.
Ainda sobre a produção de Ian Salamente em “Fome do Cão” a curadora Rayssa Veríssimo, completa: “Os cachorros que Ian pinta vivem na rua onde ele mora, e ele frequentemente os observa enquanto se alimentam dos restos do comércio local, ao final do dia. Retratados com marcas vermelhas, esses cachorros estabelecem uma relação com a iconografia de São Sebastião, símbolo de resistência contra a fome, representado pelas flechas em seu corpo. O cachorro, então, se torna uma figura de resistência que, assim como o santo, carrega no corpo os sinais de um sacrifício diário, mas que insiste em sobreviver aos moinhos da cidade”.
Fome do Cão, de Ian Salamente
Zipper Galeria | R. Estados Unidos, 1494, Jardim America, São Paulo
Abertura: quarta, 23 de julho, às 19h
De segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita.