Solar dos Abacaxis | Eterno Vulnerável, de Castiel Vitorino Brasileiro
O Solar dos Abacaxis apresenta a exposição “Eterno Vulnerável”, a primeira grande individual institucional de Castiel Vitorino Brasileiro – uma das mais importantes artistas em atividade no Brasil hoje – reconhecida por propor espaços e procedimentos que entrelaçam arte, espiritualidade e psicologia. Nessa mostra, a artista, que também é escritora e psicóloga clínica, se aprofunda no eixo principal de seu trabalho: o entendimento dos processos de cura como processos de construção da liberdade.
“Eu sempre contextualizo minha prática artística com a minha prática e formação em psicologia. Ao me debruçar em questões como liberdade, eu sempre vou pensar de modo clínico, ou seja, de um modo muito pessoal, individual, singular, tentando olhar para a família, para questões coletivas e também, por vezes, culturais”, reflete a artista.
Com curadoria de Bernardo Mosqueira e Matheus Morani, a mostra ocupa dois andares da sede do instituto no Mercado Central (Rua do Senado, 48 – Centro do Rio) e reúne 40 obras inéditas e comissionadas, entre pinturas, instalações, esculturas, mosaicos, cerâmicas, desenhos e vídeo. O projeto integra a programação especial que celebra o aniversário de dez anos da instituição, cuja temporada educacional e artística de 2025 e 2026 será inteiramente dedicada ao tema da liberdade.
Eterno Vulnerável, de Castiel Vitorino Brasileiro
Solar dos Abacaxis | Mercado Central – Rua do Senado, 48 – Centro, Rio de Janeiro
Abertura: 26 de julho de 2025
Até 1 de novembro de 2025
De quarta a sábado, de 10h às 18h.
Entrada gratuita