ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Pinakotheke São Paulo | Encontro/Confronto – Hélio Oiticica e Waldemar Cordeiro

23/03/2025 - Por ArtRio

A exposição “Encontro/Confronto – Hélio Oiticica e Waldemar Cordeiro” reúne 37 obras dos dois artistas que participaram ativamente dos movimentos neoconcreto e concreto, respectivamente, que defendiam diferentes caminhos da arte nos anos 1950 e 1960. Idealizada por Max Perlingeiro, que divide a curadoria com o artista Luciano Figueiredo, um dos grandes especialistas na obra de Hélio Oiticica, e Paulo Venancio Filho, pesquisador dos dois movimentos, a exposição propõe uma reflexão, já distanciada pelo tempo, dos encontros e dos confrontos entre esses dois artistas. A mostra celebra ainda o centenário de nascimento de Waldemar Cordeiro.

Acompanha a exposição um livro publicado pelas Edições Pinakotheke, formato de 21 x 27cm, com imagens das obras expostas, fac-símiles de documentos e textos históricos, e de correspondências endereçadas a Hélio Oiticica, textos de Max Perlingeiro, Luciano Figueiredo, Paulo Venancio Filho, Analivia Cordeiro, e da única fotografia conhecida de Hélio e Waldemar juntos, sentados lado a lado em um almoço no MAM Rio.

A pesquisa e os interesses que moveram Hélio Oiticica (1937-1980) e Waldemar Cordeiro (1925-1973) tiveram um paralelismo que ficou diluído ao longo do tempo. Hélio, no Rio, deflagrador do movimento neoconcreto, e Cordeiro, em São Paulo, porta-voz dos concretistas, com batalhas intelectuais formidáveis entre os dois grupos. Ao preparar a exposição “Opinião 65: 50 anos depois”, em 2015, Max Perlingeiro percebeu vários pontos de contato entre os dois artistas, já apontados por Augusto de Campos (1931) ainda nos anos 1960.

A fim de trazer essa reflexão para os dias de hoje, ele convidou o artista Luciano Figueiredo, especialista na obra de Hélio Oiticica, e o curador Paulo Venancio Filho, pesquisador dos dois movimentos, para propor esta mostra reflexiva, que tem a colaboração do Projeto Hélio Oiticica e da família Waldemar Cordeiro. Analivia Cordeiro, filha de Waldemar Cordeiro, grande entusiasta do projeto, assina um texto no catálogo que acompanha a exposição, que celebra ainda o centenário de nascimento do artista.

Encontro/Confronto – Hélio Oiticica e Waldemar Cordeiro
Pinakotheke São Paulo | Rua Ministro Nelson Hungria, 200, Morumbi, São Paulo
Abertura: 22 de março de 2025, às 11h
Até: 10 de maio de 2025

Segunda a sexta, das 10h às 18h e sábados, das 10h às 16h
Entrada gratuita

Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.