Pinacoteca de São Paulo | Marga Ledora: A linha da casa
A exposição é primeira panorâmica institucional da artista e apresenta uma reunião significativa de séries até hoje raramente vistas em seu conjunto, além de um expressivo grupo de obras pouco conhecidas. A visita começa pela série Quadrus Negrus (1986), com mais de 20 trabalhos fundamentais de Ledora. Obras como Casa em amarelu (1986) marcam o início do trabalho de experimentação de linhas e cores, base para toda a sua produção artística. Nas obras, o giz pastel seco faz o traçado de triângulos, retângulos e fendas em linhas secas sobre o papel Carmen preto, item raro à época de produção da série.
Ao caminhar pela mostra, o público encontra diferentes núcleos que parecem irradiar da parede de Quadrus Negrus, norteadora da exposição. Podem ser vistos conjuntos de trabalhos mais orgânicos, com obras como Casa em Amarelu (1989) e Objeto colorido II (2020). Paisagens, arranjos, casas e jardins são motivos recorrentes na produção da artista, mas a delicadeza dos detalhes, das cores e composições leva a atenção do espectador para muito além da representação.
Espelhando a série inicial de Ledora, está uma parte da individual se dedica também aos seus processos artísticos, que dão indícios de sua sensibilidade com o desenho. Ali, processo, cor e linha se misturam.
A curadoria é de Ana Paula Lopes.
Pina Estação (2º andar) | Largo General Osório, 66, Santa Efigênia
Data: de 5 de abril até 15 de março de 2026
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Aos sábados a entrada é gratuita nos três edifícios.