ArtRio 16a. edição | 16 a 20 de SETEMBRO de 2026 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 16a. edição | 16 a 20 de SETEMBRO de 2026 | MARINA DA GLÓRIA

Museu Histórico Nacional | Para além da escravidão: memória, justiça e reparação, coletiva

13/11/2025 - Por ArtRio

A exposição Para além da escravidão: construindo a liberdade negra no mundo, um inédito projeto de curadoria internacional, chega ao Rio de Janeiro para refletir sobre as cicatrizes dos mais de três séculos de escravidão e a resistência negra por todo esse período. A mostra reúne museus de seis países e teve a estreia global em dezembro de 2024, no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, em Washington. No Rio, estará no Museu Histórico Nacional, que será parcialmente reaberto para esta exposição, após reforma iniciada em dezembro do ano passado.

O projeto provoca o público a perceber que a escravidão e as relações coloniais não são assuntos do passado, pois seus efeitos perduram até hoje, ao mesmo tempo que afetam e conectam pessoas de todo o mundo. A iniciativa é, também, o componente central de um esforço global para que museus e instituições de pesquisa aprofundem o debate sobre uma história que não conhece fronteiras e que segue conectada ao passado.

Com entrada gratuita, a exposição poderá ser visitada até 1o de março de 2026. São cerca de 100 objetos, 250 imagens e 10 filmes, divididos em seis seções. Do Rio, o acervo seguirá para a Cidade do Cabo (África do Sul), Dakar (Senegal) e Liverpool (Inglaterra).

Para além da escravidão: memória, justiça e reparação, coletiva
Museu Histórico Nacional | Praça Marechal Âncora, s/no – Centro
De 13 de novembro de 2025 a 10 de março de 2026
De quarta a domingo (exceto feriados), das 10h às 17h
Entrada gratuita

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.