Museu Chácara do Céu | O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras, de
Mostra gratuita assinada por Ciro Fernandes, em ode aos 460 anos do Rio de Janeiro, ocupa o Museu Ch;acara do Céu. Distribuindo as obras em diferentes núcleos temáticos, a exposição inicia com ‘O Rio de Ciro: um Caso de Amor’, que retrata a chegada do artista ao Rio de Janeiro e sua paixão pela cidade, com obras que capturam o ciclo urbano e cotidiano dos cariocas. O próximo núcleo da mostra, ‘Lapa e Seus Mistérios’, revela a atmosfera boêmia e cultural do bairro, destacando figuras icônicas como Madame Satã e eternizando a diversidade e a essência das ruas.
A exposição segue conectando o público às raízes nordestinas por meio dos núcleos ‘A Tradição Cordelista Chega à Cidade Maravilhosa’, que narra a forma como o artista retomou a xilogravura nos cordéis urbanos da capital; e ‘A Natureza Exuberante de Ciro’ (Sala Imersiva), que transporta os visitantes para dentro de uma sala de vidro com obras do artista em formato de ‘lambe-lambes’ e adesivos, permitindo que as obras dialoguem com a vista panorâmica do Rio de Janeiro.
Integrando diferentes formatos, a exposição não se restringe apenas a xilogravura, podendo também ser apreciadas as pinturas em tinta acrílica sobre tela; calcogravuras e litogravuras; ilustrações; artes em nanquim; além de capas de cordéis, LPs, matérias de jornal e livros de grandes escritores ilustrados pelo artista.
“O Rio de Ciro: A Cidade em Xilogravuras”
Museu Chácara do Céu | Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa
De 18 de outubro de 2025 à 30 janeiro de 2026
Diariamente, exceto às terças, entre 10h às 16h30.
Entrada gratuita