MANECO MÜLLER : MULTIPLO | Atlas Memória, de José Bechara


Na individual, o artista conhecido por suas pinturas sobre lonas de caminhão trabalhadas com emulsões de cobre e ferro apresenta sua produção mais recente. As obras, a maioria inéditas, incorporam cores mais altas e intensas, e distinguem-se por formatos menores. Acostumado a escalas monumentais, onde atua também por meio de esculturas e instalações, o interesse do artista na parceria com a Maneco Müller : Multiplo parte justamente do desejo de se desafiar em uma escala mais intimista e menos usual para ele. A mostra abre no dia 10 de abril, das 18h às 21h, e vai até 6 de junho, com entrada franca. O texto crítico é de Bianca Dias.
O título da mostra vem da obra de mesmo nome, “Atlas Memória”, trabalho que, segundo Bechara, reúne características de diferentes momentos de sua produção, iniciada no final da década de 80. A individual na Maneco Müller : Multiplo traz dez pinturas que vão de 0,60 X 0,50 m a 2,20 X 2,20 m. As telas carregam os atributos que identificam o trabalho marcante do artista. Um deles é a opção pela lona de caminhão como suporte, onde as marcas de uso, os remendos, as manchas remetem poeticamente a uma forma de congelamento do tempo.
Outra é a instabilidade do jogo entre o rigor formal geométrico e as ocorrências imprevisíveis surgidas das reações químicas da oxidação de ferro e cobre sobre a lona. A novidade fica por conta das cores altas, sólidas, como vermelho, verde, amarelo, incorporadas recentemente em sua paleta. “Ao expor seu atlas o artista se expõe, se coloca em crise, acolhe o desvio, o acidente, danifica a ordem, criando uma geometria hesitante onde as linhas surgem, desaparecem e ressurgem condenando certezas”, afirma Bianca Dias.
Atlas Memória, de José Bechara
MANECO MÜLLER : MULTIPLO
Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon – Rio de Janeiro
Abertura: quinta, 10 de abril, das 18h às 21h
De 11 de abril a 6 de junho de 2025
De segunda a sexta, das 10h às 18h30 (sábados, sob agendamento)
Entrada franca