Centro Cultural dos Correios | A Inquietante Estranheza do Lugar do Outro, coletiva


Ambicionando inesperadas respostas poéticas que mesclam fatos da realidade, fábulas e ficções humanas, trata-se de realizações variáveis da pintura à instalação, passando pela fotografia e escultura. Entre os artistas participantes estão: Alex Matheus da Hora, Beth Ferrante, Capilé, Claudio Montagna, Graça Pizá, Júlia Garcia, Katia Politzer, Luis Bailey, Reitchel Komch, Not a Doctor, Margaret de Castro e Solange Jansen.
Segundo o ensaio ‘Das Unheimliche’ de Freud (publicado em 1919, ano que se segue ao fim da Primeira Grande Guerra), tudo o que nos é familiar, se reprimido, há de retornar de forma assustadora. Viriam daí – sob instante de suspensão entre o que reconhecemos, mas não podemos compreender – os sentimentos de estranheza e inquietação, ambos desestabilizadores de verdades questionáveis ou dogmáticas.
Quer enquanto dispositivos plástico-visuais relacionáveis a uma história da arte contemporânea, quer agentes simbólicos para representação de estranhamentos próprios a uma sociedade ‘fluída’ e de sujeitos sem unidade psíquica (a essa altura da terceira década do século 21), essas obras se pensam hipóteses acerca do custo existencial por transformarmos choques em hábitos; ou ainda, nos indagar sobre a anestesia de cotidianos difusos a que estamos submetidos fatalmente ꟷ e cujas omissões hão de nos assombrar com a fúria dos ressentimentos.
A Inquietante Estranheza do Lugar do Outro, coletiva
Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Corredor Cultural
Abertura: dia 8 de outubro, quarta-feira, das 16h às 19h
Visitação: de 9 de outubro a 29 de novembro de 2025
Segunda a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita