ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Luisa Strina | Uma linha que fica entre, individual de Leonor Antunes

21/08/2025 - Por ArtRio

Para o espectador, por mais esparsas que suas instalações possam ser, a sensação de estar envolto numa floresta de compridas tiras verticais de couro, aparentemente em queda livre, é o oposto do que tradicionalmente se chamaria de “escultura de pé”, situada no chão e projetada para cima. Para Antunes, por outro lado, o chão funciona de forma muito diferente e é ativado como parte da obra. O piso está longe de ser neutro e se mostra sutilmente material e maleável. Feito de linóleo, o piso de Antunes toma os elementos de uma pintura de Sophie Taeuber exibida na Bienal de 1951 e os reorganiza no chão. Um número de traduções está envolvido nesse processo: materiais, espaciais e também temporais.

Mas uma das questões principais que Antunes revela é a relação íntima entre uma pintura modernista e uma planta arquitetônica. Pode-se ver a justaposição dessas diferentes posições de observação como outro tipo de efeito composto em ação na instalação, que acaba criando uma grande perturbação na percepção da escala das coisas no espaço. Transformar uma pintura em planta é uma tradução de certa ordem, mas que atravessa períodos de tempo e geografias de formas complexas.

Uma linha que fica entre, individual de Leonor Antunes
Luisa Strina | Rua Padre João Manuel, 755 – São Paulo
De 21 de agosto a 25 de outubro de 2025
De segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado de 10 às 17h

Entrada gratuita.

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.