Galeria Movimento | Corte Construção, de Jan Kaláb
A obra de Jan Kaláb encontra na arquitetura um método para sua interiorização. A progressão sistemática dos recortes executados em telas sustentadas por chassis aparentes não pretende a simples representação do objeto, mas uma perspectiva em contínua introspecção e adensamento.
A racionalidade na delimitação de tais vazios é, mais uma vez, uma insubordinação ao que antes parecia ser o fim do plano de apoio da imagem. Jan encontra na sombra o arremate necessário aos vazios que seus recortes conformam e, assim, garante a devida apreciação da sua cartografia, cuja desejada mutabilidade propõe novas dinâmicas visuais, que interferem e dependem de seu entorno e contexto.
A densidade volumétrica resultante da sobreposição, bem como a multiplicidade de imagens possíveis, determinam e avolumam o lastro suportado por suas estruturas. Sugerem a transformação no correr do tempo, a partir de um sequenciamento gradual, cíclico e consciente, onde cada ausência abre frente para uma nova perspectiva. Está no processo de interiorização da obra, também, a busca por sua essência, por meio da centralidade, através do movimento e do ritmo, na composição de um espaço constantemente revelado.
Galeria Movimento: Rua dos Oitis 15 – Gávea
De terça a sexta, das 11h – 19h, sábado das 13h às 18h