Anita Schwartz Galeria de Arte | Encontrar a solidez, coletiva


A mostra reúne trabalhos de 11 artistas convidados — Almeida da Silva, Ana Freitas, Ana Hortides, Bento Ben Leite, Brenda Cantanhede, Hildebranda, Ju Morais, João Rivera, Liane Roditi, Mayara e Murillo Marques — sob a curadoria de Bruna Costa, que propõe uma reflexão sobre a materialidade pictórica na
produção contemporânea.
A coletiva no andar superior parte de um eixo: a investigação da solidez, entendida não apenas como peso ou densidade material, mas como presença concreta que ainda guarda resquícios do universo pictórico. Cor, brilho, saturação, transparência, planaridade, textura e gesto são retomados e tensionados pelos jovens artistas, que expandem os limites tradicionais da pintura.
“Os trabalhos se destacam por uma corporalidade inerente às soluções plásticas apresentadas. Existe aqui uma lembrança das qualidades pictóricas — desenho, cor, brilho, textura, transparência, moldura, figuração-abstração e até pincelada. A pintura, porém, é subvertida para suportes e manifestações outras, numa pulsação entre força centrípeta e força centrífuga, tomando de empréstimo o termo do crítico Paulo Sergio Duarte”, escreve Bruna Costa.
Encontrar a solidez, coletiva
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Rio de Janeiro
Abertura: 03 de setembro de 2025, às 19h
Até 11 de outubro de 2025
Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h
Entrada gratuita