EAV Parque Lage | Tudo que eu tive que engolir nessa vida, individual de Pedro Varella
Sob a curadoria de Adriana Nakamuta, a mostra ocupa a Capelinha. “Pedro Varela nos convida a uma experimentação visual e uma vivência contemporânea ao conectar real e virtual, analógico e digital. Sua prática é uma importante demonstração das múltiplas perspectivas do próprio ofício da pintura e do desenho, tão presentes nas aulas que acontecem na EAV há quase cinco décadas”, comenta a curadora.
É vasto o universo iconográfico pelo qual o artista transita. E a paisagem é uma espécie de eixo central em sua produção. Pequenos fragmentos simbólicos do imaginário coletivo funcionam como “hiperlinks analógicos” nas muitas camadas que compõem a cartografia imagética de Varela, frequentemente pautada pelo humor e
pela crítica.
A exposição reúne um conjunto de seis trabalhos realizados nos últimos três anos, que partem da matriz do desenho e, orientados pela lógica da colagem, resultam num híbrido entre paisagem e narrativa. Referências que vão da história da arte aos memes tentam dar conta dos excessos e das vivências do artista em um mundo digital e analógico.
Tudo que eu tive que engolir nessa vida, individual de Pedro Varella
Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro
Abertura: quinta-feira, 13 de junho de 2024, às 19h
De quinta a terça, das 10h às 17h (a exposição não abre às quartas)
Entrada gratuita.