EAV Parque Lage | FÍLMICAS, de Marcos Bonisson


Bonisson adotou a fotografia, o Super 8 e o vídeo como principais campos de trabalho após experimentar outras técnicas na EAV, onde frequentou cursos de gravura, pintura e escultura, entre os anos de 1977 e 1981. Na Escola, foi aluno de Alair Gomes, Constance Brenner, Gianguido Bonfanti, Sergio Santeiro e Celeida Tostes, entre outros. Mais tarde, conciliou a sua prática artística ao trabalho de professor e pesquisador.
“As obras presentes em Fílmicas são signos em rotação que refletem minhas experiências de vida e linguagens no lastro do tempo. Alguns trabalhos são colagens de registros próprios ou de outros autores, de modo que cada montagem é única”, revela Bonisson, pontuando que o espaço é um elemento constitutivo da nova exposição. “A arquitetura das Cavalariças foi determinante para a concepção do projeto”.
“À primeira vista, pode parecer que nem todas as obras da exposição têm características fílmicas. Há trabalhos estáticos, sem qualquer imagem captada, muito menos em movimento. Em alguns, é possível encontrar certa relação com processos cinematográficos ou pelos quais o filme pode ser afetado”, observa André Sheik. “Na primeira categoria, insinuações de movimento, de deslocamento no tempo e no espaço; na segunda, a degradação material do suporte físico das imagens fílmicas”, analisa o curador.
FÍLMICAS, de Marcos Bonisson
Escola de Artes Visuais do Parque Lage | Rua Jardim Botânico, 414
Inauguração: quinta-feira, 27 de março de 2025, às 19h
Visitação: de 28 de março a 1º de junho de 2025
De quinta a terça, das 10h às 17h (a exposição não abre às quartas)
Gratuito, aberto ao público, classificação livre