Centro Cultural PGE-RJ | Clima Extremo


A mostra reúne obras dos artistas Ana Calzavara, Jaider Esbell, Jeane Terra, Thiago Rocha Pitta e Vivian Caccuri e retratam os desafios provocados pelos efeitos da crise climática mundial.
Com curadoria de Cecília Fortes, a exposição apresenta obras que visam estimular a busca por novas formas de interação com a natureza e o meio ambiente. A mostra pretende ainda alertar a humanidade sobre a degradação ambiental que tem ocorrido nos últimos anos, com registros de secas históricas, queimadas de grandes áreas verdes e enchentes.
“Diante de tantos eventos extremos, cada vez mais presentes, faz-se necessário e urgente o debate sobre as consequências da exploração predatória dos recursos naturais pelo ser humano e a busca por novas formas de nos relacionarmos com a natureza, visando reverter o cenário atual de degradação ambiental acelerada. O Rio de Janeiro sediou em 2024 a reunião da cúpula do G20, tendo a crise ecológica entre os três principais temas debatidos. A questão continuará em pauta em 2025, com a realização da 30a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), no Pará. Um momento propício para refletirmos sobre o assunto.” – ressalta Cecília Fortes.
Clima Extremo, coletiva
Centro Cultural da PGE-RJ (Antigo Convento do Carmo)
Rua Primeiro de Março S/Nº, Praça XV – Rio de Janeiro
Visitação: de 20 de março a 26 de julho de 2025
De terça a sábado, das 10 às 18 horas, exceto feriados
Entrada gratuita.