Centro Cultural José Octávio Guizzo | Entre o céu e a terra, coletiva
O projeto Arte nas Estações apresenta a coletiva “Entre o céu e a terra”. Com curadoria de Ulisses Carrilho, a mostra reúne 87 obras de 19 artistas autodidatas. O Arte nas Estações foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Energisa.
Na coletiva entram em cena as fés – sempre no plural – e todo o lastro cultural de ritualização que as religiosidades trazem consigo. Crenças, manifestações religiosas, graças alcançadas, súplicas fervorosas e seres mitológicos do folclore brasileiro são exibidos em ambiente imersivo em tons de azul profundo que remetem ao céu.
O diretor-presidente da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, explica que o patrocínio do projeto Arte nas Estações reforça o compromisso da empresa com a educação ao estimular novas formas de aprendizagem. “Estamos ampliando o acesso, principalmente de jovens estudantes, à arte brasileira e o sincretismo religioso que, diante de todo processo histórico repleto de misturas culturais e étnicas, trazem outras vivências, reflexões e criam memórias”, afirma.
A mostra abraça fato e ficção na busca de tornar este sistema ainda mais complexo. Partindo das representações pictóricas de divindades, bestas e figuras fantásticas, encontramos não apenas as crenças religiosas ou místicas, mas a ideia de que “um povo brasileiro” também depende de crença para persistir.
Projeto Arte nas Estações: “Entre o céu e a terra”
Centro Cultural José Octávio Guizzo | Rua 26 de agosto, 453 – Centro
Campo Grande – MS. Até 7 de dezembro.
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h
Quinta, horário estendido até às 20h
Entrada gratuita