Centro Cultural dos Correios | Origens, de Michael Naify


A mostra apresenta uma série de cianotipias desenvolvidas a partir de pesquisas realizadas por Naify em Minas Gerais, em resposta à tragédia do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, ocorrida em 2019.
“As imagens de Naify não pretendem apagar ou reconstituir o passado sob um viés colonizador. Ao contrário, operam como um gesto de revelação das violências inscritas nas relações sociais historicamente constituídas, expostas aqui por meio de um processo artístico que conjuga técnica, matéria e memória”, descreve Shannon Botelho.
A série apresentada em Origens parte do contato direto do artista com comunidades e espaços afetados por desastres ambientais em Minas Gerais. Para essa produção, Naify utilizou a técnica da cianotipia, um processo fotográfico baseado em sais de ferro que resulta em imagens de tonalidade azul índigo. No entanto, como explica o artista: “Este processo de revelação fotográfica é um dos mais antigos, assim depois que a imagem está seca, eu a emerso em café por horas, até mudar completamente de cor para um tom mais amarelado. Cada imagem é completamente diferente da outra. Cada uma tem um caráter em si, conta sua própria história.” A partir dessas intervenções, o artista cria imagens que evocam as camadas de memória inscritas na matéria e nos territórios, tensionando as fronteiras entre técnica, símbolo e tempo histórico.
Origens, de Michael Naify
Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Corredor Cultural
Período: 23 de julho a 13 de setembro de 2025
Segunda a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita